Home Office, dicas para não perder a produtividade

Home Office, dicas para não perder a produtividade

Para evitar o contágio e a proliferação do Coronavírus, trabalhar de casa tem sido a orientação de governos e órgãos de saúde. 

Diante deste cenário de precaução, trouxemos algumas dicas para você continuar trabalhando sem perde a produtividade.


1. Se vista para o home office

Nada de ficar de pijama o dia inteiro, mas também não precisa vestir o terno e gravata para ficar casa. Nenhum dos extremos é bom.

Comece o seu dia normalmente, como se fosse para a empresa. Levante, tome banho, escove os dentes, tome seu café da manhã ou qualquer coisa que faça parte de sua rotina diária. Na hora de se vestir, opte por roupas confortáveis.

Esta atitude lhe ajudará a manter uma posição mais profissão quanto ao seu horário de trabalho e aumentará o senso de produtividade.


2. Defina seu espaço

O ambiente de trabalho mexe com a nossa produtividade. Eleja um espaço da casa para ser o seu local de trabalho. Seja um escritório, uma escrivaninha ou mesmo a mesa de jantar, dê preferência para espaços bem iluminados e silenciosos.

Trate o ambiente como um escritório de verdade. Retire possíveis distrações e coloque objetos que estariam em sua mesa de trabalho, sejam plantas ou fotos da família. 

Estes passos te ajudarão a entrar no clima e deixar claro que está em horário de trabalho.


3. Defina seu horário

Você pode trabalhar no mesmo horário em que está acostumado ou mudar, o importante mesmo é estabelecer uma hora para começar e uma para terminar. 

Siga seu horário à risca e não fique refém do trabalho em sua própria casa.


4. Lista de tarefa

Planejamento é a melhor forma de começar! Crie uma lista de tarefas para serem realizadas, mas seja realista.

Essa atitude irá te ajudar a criar uma disciplina para realizar suas tarefas. Esta lista pode ser feita semanalmente ou diária e pode ser pensada no início de cada dia ou no final dele, já deixando programado o dia seguinte.

É importante ressaltar que não adianta pegar uma grande quantidade de tarefas, pois será muito difícil conseguir realiza-las, isso só frustrará a sua experiência. Seja realista com as metas e a possibilidade de executá-las.


5. Comunicação é essencial

Estabeleça uma linha direta de comunicação com a sua equipe e o seu chefe.

É fácil se perder nas demandas trabalhando longe da equipe, por isso utiliza aplicativos de mensagens, e-mails ou chats para ter uma comunicação ativa com seu grupo de trabalho.

Se você for o chefe, uma dica é pedir relatórios de trabalhos, diários ou semanais. Não precisa ser nada complicado, somente o nome da tarefa e o status em que ela se encontra já o ajudará a manter o controle das atividades da empresa.

Este conselho também irá dar certo para você funcionário acompanhar o seu processo de produtividade.


6. Estabeleça pausas

Mesmo trabalhando no escritório, as pessoas têm pausas para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Crie este hábito quando estiver em casa também.

Trabalhar em casa pode ser desafiador para sua produtividade, mas não seja tão duro consigo mesmo. Evite passar tanto tempo em uma única posição ou preso a uma tarefa que parece insolúvel.

Essas pausas são essenciais para espairecer as ideias e descansar a mente. 


7. Organização

Assim como no escritório da empresa, um local de trabalho organizado facilita sua vida e aumenta sua eficiência.

Lembre-se: o principal beneficiado por um ambiente de trabalho limpo e organizado é você mesmo.


8. Evite interferências

O autogerenciamento neste caso é fundamental. Entenda que você está em casa, mas está trabalhando, caso contrário a produtiva cairá com certeza.

Deixe essa situação explicita também para as pessoas ao seu redor. Se você não resolveria problemas pessoais durante o horário de trabalho na empresa, então não deve fazê-lo agora também.


Ao final do expediente

Um dos maiores desafios do home office é o fim da sua jornada de trabalho. Seu expediente acabou? Então levante-se e vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa.

Também é importante saber a hora de parar. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às seis horas da tarde, saia ao final do seu horário e faça atividades que não estejam relacionadas ao serviço.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.