Jardim América, o primeiro “bairro-jardim”

Jardim América, o primeiro “bairro-jardim”

Jardim América é um bairro nobre da zona oeste da capital paulista e integra a região dos Jardins.

Uma curiosidade da região, que inclusive está ligada a escolha do nome do distrito, são os nomes das ruas. Todas as vias fazem referência a países do continente americano.

Devido ao seu valor histórico, arquitetônico e paisagístico, a região dos Jardins foi tombada em 1986 pelo CONDEPHAAT.


História

Jardim América foi o primeiro bairro projetado da cidade de São Paulo no estilo conhecido como “bairro-jardim”.

Este modelo baseia-se na ideia de aproveitar as vantagens do campo e eliminar as desvantagens da cidade grande, transformando a região em algo entre esses dois. Esse tipo de urbanização tinha como promessa oferecer qualidade de vida aos moradores.

O distrito foi encomendado pela City of São Paulo Improvements and Freehold Company Limited e projetado por ingleses que já construíram o recanto pensando em um público de alto padrão, loteando as terras para pessoas com alto poder aquisitivo.

A Companhia City desenvolveu diversas restrições para garantir a qualidade ambiental e visual. Tais procedimentos eram inéditos no Brasil. Entretanto, por consequência dessas exigências, a obra que começou em 1913, demorou 16 anos para ser finalizada.

Em 1929, junto com a inauguração do bairro, um decreto municipal definiu a proibição de construção de prédios não-residenciais na área, o que estabeleceu a região em um padrão elevado e valorizado.

Através de negociações entre a City e a prefeitura de São Paulo, a empresa doou terrenos para a instalação do Club Athletico Paulistano e a Sociedade Harmonia de Tênis, visando estimular a prática esportiva entre os moradores, e também para a construção da Igreja Nossa Senhora do Brasil, uma das mais tradicionais de toda a capital paulista.

Atualmente, o bairro Jardim América é um dos mais valorizados do município e um dos mais caros para se morar.


Mobilidade

Vias importantes da cidade cruzam o bairro, como a Avenida Rebouças, Avenida Brasil, Avenida Nove de Julho e a Rua Colômbia.

Por ser um bairro majoritariamente residencial, somente nessas vias mais movimentadas é possível encontrar os pontos de ônibus.

A região ainda dá acesso a importantes ruas e avenidas, como a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Avenida Europa e a Rua Augusta.

A região tem proximidade com as estações Oscar Freire e Fradique Coutinho, ambas da linha 4-Amarela do metrô.


Lazer

Este é um tranquilo bairro da região, planeja para ser majoritariamente residencial, mas nem por isso é um bairro sem lazer.

Em seu território encontram-se os consulados chinês, espanhol, peruano, português, russo e uruguaio, sendo o bairro com o maior número de embaixadas na capital paulista.


Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Localizada na Praça Nossa Senhora do Brasil, esta igreja é famosa por receber casamentos e outras celebrações da elite paulistana e de celebridades.

Construída em 1940 com o estilo neobarroco pelo arquiteto Bruno Simões Magro, a paróquia faz referência a outro importante prédio da religião católica, a Igreja de São Francisco, localizada na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

A construção é muito admirada pelo seu acabamento em azulejos de cerâmica, madeira de lei trabalhada e as cúpulas de pastilhas de porcelana.


Club Athletico Paulistano

Esta é uma das associações culturais mais tradicionais de São Paulo, fundada em 1900, mas foi em dezembro de 1917 que o clube foi estabelecido entre a Rua Honduras e a Rua Estados Unidas, no Jardim América.

Com uma área de mais de 41 mil m², o clube promove diariamente diversas atividades esportivas, culturais e sociais.

Além do impressionante número de 40 modalidades esportivas diferentes, o espaço conta com cinema, teatro, festas, shows, exposições de artes plásticas, cursos e workshops.


Sociedade Harmonia de Tênis

Este tradicional clube esportivo foi fundado em 1930 com a junção da Sociedade Paulista de Tênis com a Sociedade Harmonia de Dança e exerceu um papel fundamental para a inserção desse esporte no Brasil.

Desde sua formação, a associação fez parte da história das transformações sociais do país e, principalmente, da capital paulista. O clube sedia seu espaço para que representantes de grandes mudanças sociais, como os direitos trabalhistas e o voto feminino, pudessem discutir e disseminar suas ideias.

A Sociedade Harmonia de Tênis foi então considerada um dos primeiros espaços para a prática de esportes, mas também para as relações sociais.


Mercado Imobiliário

A região conhecida como “Jardins” é formada pelos bairros Jardim Paulista, Europa, América e Paulistano. Juntos, eles formam um consagrado reduto de lazer e artes de São Paulo.

O distrito tem uma localização estratégica entre a Zona Oeste e Zona Sul, sem se distanciar tanto do centro, e é conhecido pelos imóveis de alto padrão, seja residencial ou comercial.

O Jardim América é considerado como “Zona de Valor A” pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.