Proprietário, o que você precisa saber antes de locar seus imóveis

Proprietário, o que você precisa saber antes de locar seus imóveis

Muitos investidores contam com o pagamento dos alugueis para ter uma boa renda extra e se você é proprietário de um imóvel desocupado, o mercado de locação é uma ótima oportunidade para você ganhar mais dinheiro!

Veja a seguir alguns fatores importantes antes de você começar a alugar a sua propriedade:


Calculando o preço

Faça uma pesquisa de valores cobrados na região em imóveis parecidos com o seu. Isso irá te dar uma boa base de valores para no mercado com um preço competitivo e atrativo.

Localização, área privada, condição da propriedade e também áreas comuns do condomínio, caso tenha, são fatores que vão influenciar o preço do aluguel.

Outra causa de variações nos valores é o próprio mercado imobiliário. Se o mesmo estiver frio ou quente, o preço para compra e locação podem flutuar.

Para não perder dinheiro, conte com um profissional do ramo para lhe ajudar a avaliar o imóvel e te ajudar a definir o valor a ser cobrado.


Divulgação do imóvel

Agora que você já decidiu quanto irá cobrar, é preciso divulgar que seu imóvel está disponível para locação.

Existem uma gama consideração de imobiliárias e portais imobiliários que podem te ajudar com isso. Atualmente, é possível anunciar imóveis até mesmo em grupo do Facebook.

Ter boas fotos e um texto bem estrutura é o começo para se ter um bom anuncio. Lembre-se de tirar fotos bem iluminadas e seja específico na descrição.

Contratar o serviço de uma imobiliária ou de um corretor autônomo é uma forma de garantir certa segurança durante todo o processo.


Contrato e documentos

Para alugar o seu imóvel com segurança é preciso elaborar um bom contrato. Toda negociação deve ser documentada, assinada e validada em cartório.

O contrato de locação deve conter: dados pessoais dos envolvidos, os valores devidos, o tempo de vigência, penalidades em caso de inadimplência e responsabilidades de ambas as partes.

Veja aqui detalhadamente os principais pontos de um contrato de locação.

[https://www.leardi.com.br/blogleardi/conheca-os-principais-pontos-de-um-contrato-de-locacao]

Entre os documentos necessário, o proprietário tem que ter em mãos o comprovante da propriedade ou domínio do imóvel, além de RG e CPF.

No caso de pessoa jurídica, é necessário ter também o contrato social da empresa e o número do Cadastro Geral de Contribuintes (CGC), além do comprovante da propriedade ou domínio do imóvel.


Garantia de locação

Existem três sistemas utilizados para garantir um contrato de locação: fiança, seguro fiança e caução.

Para a fiança, o inquilino precisa apresentar um fiador, ou seja, uma pessoa que se responsabiliza pelos encargos do aluguel.

Enquanto que no seguro fiança, o inquilino procura uma companhia seguradora para contratar o serviço de seguro.

Já no modelo de caução é utilizado bens ou dinheiro como garantia. No caso do dinheiro, um valor é depositado em forma de caderneta de poupança e no fim do contrato, se não houver dívidas, este valor é devolvido ao inquilino.

Vale ressaltar que este valor não pode ultrapassar o equivalente a três meses do aluguel.


Deveres e direitos do proprietário

Todos os deveres e direitos do proprietário deve constar no contrato de forma clara e detalhada.

Entre os principais pontos estão: entregar o imóvel em condições de uso, fornecer comprovantes de pagamento do aluguel, pagar despesas extraordinárias do condomínio (como reformas no prédio e fundo de reserva) e pagar o IPTU e taxas referentes a seguros complementares.

Conheça as dicas da Paulo Roberto Leardi de gestão de propriedade para investidores e também o que mudou nos contratos de locação comercial durante a pandemia.



Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.